ALUNOS – ACESSOS
1 - ACESSO AO RA: https://sed.educacao.sp.gov.br/nca/cadastroaluno/consultaraaluno, digitar os dados solicitados e clicar
em: CONSULTAR RA
2 - ACESSO
AO E-MAIL INSTITUCIONAL: O aluno deverá
acessar a plataforma SED (https://sed.educacao.sp.gov.br) com o número do RA + dígito do RA + UF
do RA e a senha. A primeira senha do aluno é sempre a data
de nascimento sem as barras (formato 31/12/1999). No primeiro acesso, o
sistema pedirá a troca obrigatória da senha. No canto superior direito da tela
aparecerá o seu e-mail institucional e opção de troca de senha.
3 - ACESSO A SED: O aluno deverá
acessar a plataforma SED (https://sed.educacao.sp.gov.br) com o número do RA + dígito do RA + UF
do RA e a senha. A primeira senha do aluno é sempre a data
de nascimento sem as barras (formato 31121999). No primeiro acesso, o
sistema pedirá a troca obrigatória da senha. Agora caso você já tenha acessado
a SED, alterado a sua senha e esquecido você pode restaurá-la ao padrão
clicando no campo esqueci ‘minha senha’ e preenchendo seus dados.
4 - BAIXAR E ACESSAR CMSP (CELULAR): Para
acessar o CMSP é só usar o mesmo login e senha da Secretaria Escolar Digital.
(SED). Caso você não saiba o seu siga os seguintes passos:
Acesse
o CMSP
Agora é só baixar o aplicativo do Centro de Mídias no seu celular (IOS ou
Android). Lembrando que existem duas opções: uma destinada ao ensino infantil
de anos inicias (1º ao 5º) do ensino fundamental e outro para os anos finais
(6º ao 9º) do fundamental e ensino médio.
Para acessar você deverá usar o
mesmo login e senha da SED.
Para baixar o Centro de Mídias
SP para Ensino Fundamental - anos finais e ensino médio,
disponível nos sistemas Android e IOS:
Para Android acesse o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp&hl=pt_BR para
instalar no seu dispositivo.
Para iOS acesse o link:
https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115 para instalar no seu
dispositivo.
(Preciso
ter internet própria para baixar e logar no aplicativo Centro de Mídias SP?
Sim, para baixar e logar no aplicativo Centro de Mídias SP, é necessário ter
internet no celular (wi-fi ou dados móveis). Mas, após a autenticação, a
internet para uso do aplicativo em dados móveis será disponibilizada pela
Secretaria da Educação. Para isso, é preciso aceitar a configuração VPN
(Virtual Private Network/Rede Virtual Privada) que será solicitada ao logar, se
estiver usando dados móveis. Caso use outro aplicativo, isso será descontado de
sua franquia de dados normalmente, pois o acesso disponibilizado pela
Secretaria da Educação é válido SOMENTE para a utilização dos aplicativos CMSP
e CMSP Infantil e Iniciais. Os dispositivos móveis informam quando está sendo
utilizada a internet patrocinada. Caso não tenha certeza, siga o procedimento
de ajuste dos dados patrocinados informados neste vídeo:
https://bit.ly/3eFrsxB.)
O que é o nickname do
aplicativo Centro de Mídias SP? Nickname é a identificação do usuário no
aplicativo. O nickname é gerado automaticamente pelo sistema e não é possível
alterá-lo. 9.
Como insiro minha foto
no aplicativo Centro de Mídias SP? No momento, não é possível incluir uma foto no
aplicativo.
Como acesso um canal no
aplicativo Centro de Mídias SP? Para acessar um canal,
na aba “Canais”, escolha aquele que deseja acessar e clique sobre ele. Os
alunos só podem acessar os canais correspondentes a sua série/seu ano. Os
professores e demais servidores, por sua vez, podem acessar todos os canais. Se
for o momento de uma programação ao vivo, o vídeo vai iniciar automaticamente
alguns segundos depois que você acessar o canal.
É possível marcar
alguém específico no chat do aplicativo Centro de Mídias SP? Sim, basta pressionar
a mensagem à qual queira responder e clicar na setinha para a esquerda que
aparecerá no topo do chat.
Como aumento a tela do
vídeo no aplicativo Centro de Mídias SP? Para aumentar a tela do vídeo, deixe o
dispositivo móvel na posição horizontal ou clique sobre o ícone “Redimensionar”
no canto superior direito da tela. Caso não funcione, certifique-se de que a
funcionalidade de rotacionar a tela não esteja bloqueada em seu aparelho.
O som da transmissão
está muito baixo no aplicativo Centro de Mídias SP. Como regular? Para ajustar o som, no
canal, clique no ícone com o bonequinho com câmera e depois ajuste o volume do
som do transmissor.
Esqueci minha senha
para acessar o aplicativo Centro de Mídias SP. Como recuperá-la? Acesse a plataforma SED
por meio do link https://sed.educacao.sp.gov.br, clique em “Esqueci a senha” e
siga as instruções para obter uma nova senha.
Mesmo utilizando login
e senha da plataforma SED, não consegui acessar o aplicativo Centro de Mídias
SP. O que fazer? Verifique se seu log in
e sua senha estão funcionando na plataforma SED. Se estiverem funcionando,
recomendamos que abra uma ocorrência no Portal de Atendimento da Seduc-SP
(https:// atendimento.educacao.sp.gov.br), na área “Sistemas Informatizados”,
assunto/categoria “Centro de Mídias” e subcategoria “Funcionalidades”, para que
seu perfil seja verificado. É necessário informar seu nome, log in e CPF na
ocorrência.
Por que a barra do chat não aparece mais para
eu enviar mensagens no aplicativo Centro de Mídias SP? O aplicativo permite que o moderador
desabilite o chat do canal, portanto, em alguns momentos, o chat estará
desabilitado e aparecerá a mensagem: “Chat bloqueado pelo administrador”.
Sou professor e apareceram algumas turmas para
mim no aplicativo, mas nem todas são minhas. Como proceder? Solicite que sua escola atualize sua
associação na plataforma SED. Depois disso, abra uma ocorrência no Portal de
Atendimento da Seduc-SP (https://atendimento.educacao.sp.gov.br), para
atualização no aplicativo.
5 - ACESSAR CMSP NO COMPUTADOR: Faça o login no aplicativo normalmente
(celular):
Clique nos 3
traços que fica no lado esquerdo e na parte superior, depois clique em ACESSO CMSP WEB.
Vai aparecer
uma página com um código de acesso. ANOTE-O e siga os passos 1, 2 e 3
apresentados na mesma tela do código.
Sou professor e preciso
acompanhar várias séries nos dois aplicativos, mas, quando entro no CMSP, o
CMSPI se desconecta automaticamente. Como proceder? Hoje, só é possível se manter logado em
um aplicativo por vez, ou seja, ao entrar no outro aplicativo, você sai do
primeiro e, para retornar a ele, terá que realizar autenticação novamente.
A minha internet está
sendo consumida, pois não consigo acessar o aplicativo CMSP usando a internet
patrocinada (gratuita). Como proceder?
Os dispositivos móveis informam quando está sendo utilizada a internet
patrocinada. Em geral, aparece um aviso na tela quando você acessa o aplicativo
e a “VPN” fica habilitada na barra superior do celular. Caso não tenha certeza
de que a VPN está habilitada, recomendamos que você desinstale e instale
novamente o aplicativo. Para saber mais sobre como habilitar a internet
patrocinada, acesse este vídeo: https://bit.ly/3eFrsxB. Caso use outro
aplicativo, isso será descontado de sua franquia de dados, pois o acesso
disponibilizado pela Secretaria da Educação é válido somente para a utilização
dos aplicativos CMSP e CMSP Infantil e Iniciais.
6 - ACESSO A PROGRAMAÇÃO DO CMSP: Através da
página https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-alunos/ ou no aplicativo CMSP, acessar a opção OUTROS
(no canto inferior direito da tela), na tela AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: Clicar
na opção CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, clicar na opção SE LIGUE
NAS AULAS!
ACESSO AO BOLETIM ESCOLAR: https://sed.educacao.sp.gov.br/boletim/boletimescolar Para realizar a
consulta, o estudante deve informar o número de seu Registro do Aluno (RA) e
sua data de nascimento, clicar em pesquisar.
ATUALIZAR APLICATIVO CMSP (CELULAR ): Verifique se o seu celular está conectado a uma rede Wi-Fi ou
está usando os dados móveis. Em seguida, acesse as configurações da Play Store
e verifique as opções "Preferência de download de apps" e
"Atualizar apps automaticamente", ou Abra o app Google Play Store .
Toque em
Menu Meus apps e jogos. Os apps com atualizações disponíveis são exibidos com a
mensagem "Atualizar". Você também pode procurar um app específico.
Toque em Atualizar.
O que é VPN? VPN é uma sigla em inglês que significa
“Rede Virtual Privada”. Esse recurso é importante para o funcionamento da
internet gratuita do aplicativo CMSP no seu celular. Quando você instalar o
aplicativo, habilite essa funcionalidade no momento em que o aplicativo solicitar.
Se estiver na dúvida se habilitou ou não, reinstale o aplicativo. Para saber
mais sobre como habilitar a internet patrocinada, acesse este vídeo:
https://bit.ly/3eFrsxB. 27.
Minhas turmas não estão
sincronizando no Google Classroom que está no aplicativo CMSP. O que fazer? Para sincronizar as turmas no Google
Classroom, é necessário que os alunos acessem a plataforma SED e o e-mail
Google pelo menos uma vez. Caso o erro continue, entre em contato por meio do
Portal de Atendimento da Seduc-SP (atendimento.educacao.sp.gov.br) ou envie um
e-mail para o suporte do CMSP (suportecmsp@educacao.sp.gov.br).
Sou professor, mas não estou conseguindo fazer
transmissão ao vivo no aplicativo Centro de Mídias SP. Como proceder? Os professores conseguem fazer
transmissões ao vivo nos canais de turmas, que estão disponíveis no aplicativo.
Basta clicar no ícone com o bonequinho com a mão levantada e clicar em “Iniciar
transmissão ao vivo”. Isso é possível somente nos canais de turmas.
Entrei no canal da
minha turma para iniciar uma transmissão ao vivo pelo aplicativo Centro de
Mídias SP, mas meu microfone não funciona. O que fazer? Para que não aconteçam problemas com
áudio durante uma transmissão, não utilize outros aplicativos ao mesmo tempo.
Caso o problema ocorra, saia do canal, feche todos os aplicativos abertos no
seu celular, retorne ao aplicativo Centro de Mídias SP e siga o passo a passo
para iniciar a transmissão novamente. Habilite o áudio clicando no microfone na
barra superior da tela de transmissão.
Como liberar a
participação de um aluno por vídeo durante a transmissão no aplicativo Centro
de Mídias SP? No espaço
denominado turmas, clique sobre o ícone com bonequinho com câmera, que fica
entre o ícone do chat e o da engrenagem. Aparecerá uma lista de pessoas que
solicitaram permissão para participar da transmissão. Marque o nickname cuja
participação você deseja liberar, e ele aparecerá ao vivo no vídeo. Os
nicknames só aparecem durante a transmissão e se alguém solicitar a
participação. Para finalizar a participação do aluno por vídeo, desmarque o
nickname dele.
Como finalizo uma transmissão ao vivo no
aplicativo Centro de Mídias SP? O
usuário que inicia a transmissão no canal torna-se seu transmissor principal.
Para finalizá-la, saia do canal ou clique no ícone com o bonequinho com a mão
levantada, que mudará de azul para branco. Com isso, a transmissão será
finalizada. Se você for um convidado, o transmissor principal precisa clicar no
ícone com o bonequinho com a mão levantada, para sua câmera não ser mais
compartilhada, ou você mesmo pode clicar nesse ícone, que mudará de azul para
branco. Dessa forma, você sairá da transmissão.
Como pedir a palavra
para participar ao vivo no aplicativo Centro de Mídias SP? Clique sobre o ícone com o bonequinho
com a mão levantada que está na tela da transmissão e aguarde até que o
moderador aprove sua participação por vídeo. O moderador vê uma lista de todos
que pediram para participar, no ícone com o bonequinho com câmera, um pouco
mais abaixo do vídeo.
Pedi a palavra no
aplicativo Centro de Mídias SP, mas não consigo aparecer no vídeo. O que fazer?
Para aparecer no vídeo,
é necessário aguardar até que o moderador autorize sua participação. Até seis
pessoas, além do transmissor principal (professor), podem participar
simultaneamente da transmissão nos canais de aula. No canal de turmas, somente
o transmissor principal e mais uma pessoa.
Como sair do canal no
aplicativo Centro de Mídias SP?
Clique no ícone das configurações, desça até o final da tela e clique em “Sair
do canal”, ou simplesmente clique no “X” que aparece no canto superior esquerdo
da tela da transmissão.
As aulas transmitidas
ao vivo pelo aplicativo Centro de Mídias SP ficam gravadas e podem ser
assistidas em outro momento?
As aulas transmitidas ao vivo não ficam gravadas.
Como tenho acesso à
programação do CMSP?
O cronograma
semanal de aulas é divulgado entre quinta-feira e sexta-feira da semana
anterior. Ele contém a programação de cada dia e as habilidades de cada aula. O
cronograma é divulgado com data de atualização, pois em alguns casos ele pode
sofrer ajustes. Por isso, é muito importante sempre consultar o site para ter
acesso à versão mais atualizada: https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao/.
O aluno não tem celular
para assistir às aulas. O que fazer?
As aulas são transmitidas também pela TV Educação (para Anos Finais do Ensino
Fundamental, Ensino Médio e EJA) e pela TV Univesp (para Educação Infantil e
Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Para saber o número desses canais em sua
região, acesse nossos guias: https://bit.ly/2Aqqyq2.
Não consigo localizar
algumas reprises de aulas do CMSP nos canais de YouTube e Facebook. Como
proceder? Não há
reprises no Facebook, apenas transmissões ao vivo. No YouTube estão os canais
oficiais de conteúdos gravados do CMSP. As aulas estão nos canais específicos
dos anos/séries, além de: Educação e Entretenimento, Gestão, Formação de
Professores e Treinamento 1. Também há reprises nos aplicativos e pela TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário