segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

ALUNOS - ACESSOS

 

ALUNOS – ACESSOS

 

1 - ACESSO AO RA: https://sed.educacao.sp.gov.br/nca/cadastroaluno/consultaraaluno, digitar os dados solicitados e clicar em: CONSULTAR RA

2 -  ACESSO AO E-MAIL INSTITUCIONAL: O aluno deverá acessar a plataforma SED (https://sed.educacao.sp.gov.br) com o número do RA + dígito do RA + UF do RA e a senha. A primeira senha do aluno é sempre a data de nascimento sem as barras (formato 31/12/1999). No primeiro acesso, o sistema pedirá a troca obrigatória da senha. No canto superior direito da tela aparecerá o seu e-mail institucional e opção de troca de senha.

3 - ACESSO A SED: O aluno deverá acessar a plataforma SED (https://sed.educacao.sp.gov.br) com o número do RA + dígito do RA + UF do RA e a senha. A primeira senha do aluno é sempre a data de nascimento sem as barras (formato 31121999). No primeiro acesso, o sistema pedirá a troca obrigatória da senha. Agora caso você já tenha acessado a SED, alterado a sua senha e esquecido você pode restaurá-la ao padrão clicando no campo esqueci ‘minha senha’ e preenchendo seus dados.

 

4 - BAIXAR E ACESSAR CMSP (CELULAR): Para acessar o CMSP é só usar o mesmo login e senha da Secretaria Escolar Digital. (SED). Caso você não saiba o seu siga os seguintes passos:

Acesse o CMSP
Agora é só baixar o aplicativo do Centro de Mídias no seu celular (IOS ou Android). Lembrando que existem duas opções: uma destinada ao ensino infantil de anos inicias (1º ao 5º) do ensino fundamental e outro para os anos finais (6º ao 9º) do fundamental e ensino médio.
Para acessar você deverá usar o mesmo login e senha da SED.

Para baixar o Centro de Mídias SP  para Ensino Fundamental - anos finais e ensino médio, disponível nos sistemas Android e IOS:

Para Android acesse o link:  https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp&hl=pt_BR para instalar no seu dispositivo.

Para iOS acesse o link:  https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115 para instalar no seu dispositivo.

 

(Preciso ter internet própria para baixar e logar no aplicativo Centro de Mídias SP? Sim, para baixar e logar no aplicativo Centro de Mídias SP, é necessário ter internet no celular (wi-fi ou dados móveis). Mas, após a autenticação, a internet para uso do aplicativo em dados móveis será disponibilizada pela Secretaria da Educação. Para isso, é preciso aceitar a configuração VPN (Virtual Private Network/Rede Virtual Privada) que será solicitada ao logar, se estiver usando dados móveis. Caso use outro aplicativo, isso será descontado de sua franquia de dados normalmente, pois o acesso disponibilizado pela Secretaria da Educação é válido SOMENTE para a utilização dos aplicativos CMSP e CMSP Infantil e Iniciais. Os dispositivos móveis informam quando está sendo utilizada a internet patrocinada. Caso não tenha certeza, siga o procedimento de ajuste dos dados patrocinados informados neste vídeo: https://bit.ly/3eFrsxB.)

 

O que é o nickname do aplicativo Centro de Mídias SP? Nickname é a identificação do usuário no aplicativo. O nickname é gerado automaticamente pelo sistema e não é possível alterá-lo. 9.

 

Como insiro minha foto no aplicativo Centro de Mídias SP? No momento, não é possível incluir uma foto no aplicativo.

 

 Como acesso um canal no aplicativo Centro de Mídias SP? Para acessar um canal, na aba “Canais”, escolha aquele que deseja acessar e clique sobre ele. Os alunos só podem acessar os canais correspondentes a sua série/seu ano. Os professores e demais servidores, por sua vez, podem acessar todos os canais. Se for o momento de uma programação ao vivo, o vídeo vai iniciar automaticamente alguns segundos depois que você acessar o canal.

 

É possível marcar alguém específico no chat do aplicativo Centro de Mídias SP? Sim, basta pressionar a mensagem à qual queira responder e clicar na setinha para a esquerda que aparecerá no topo do chat.

 

Como aumento a tela do vídeo no aplicativo Centro de Mídias SP? Para aumentar a tela do vídeo, deixe o dispositivo móvel na posição horizontal ou clique sobre o ícone “Redimensionar” no canto superior direito da tela. Caso não funcione, certifique-se de que a funcionalidade de rotacionar a tela não esteja bloqueada em seu aparelho.

 

O som da transmissão está muito baixo no aplicativo Centro de Mídias SP. Como regular? Para ajustar o som, no canal, clique no ícone com o bonequinho com câmera e depois ajuste o volume do som do transmissor.

 

Esqueci minha senha para acessar o aplicativo Centro de Mídias SP. Como recuperá-la? Acesse a plataforma SED por meio do link https://sed.educacao.sp.gov.br, clique em “Esqueci a senha” e siga as instruções para obter uma nova senha.

 

Mesmo utilizando login e senha da plataforma SED, não consegui acessar o aplicativo Centro de Mídias SP. O que fazer? Verifique se seu log in e sua senha estão funcionando na plataforma SED. Se estiverem funcionando, recomendamos que abra uma ocorrência no Portal de Atendimento da Seduc-SP (https:// atendimento.educacao.sp.gov.br), na área “Sistemas Informatizados”, assunto/categoria “Centro de Mídias” e subcategoria “Funcionalidades”, para que seu perfil seja verificado. É necessário informar seu nome, log in e CPF na ocorrência.

 

 Por que a barra do chat não aparece mais para eu enviar mensagens no aplicativo Centro de Mídias SP? O aplicativo permite que o moderador desabilite o chat do canal, portanto, em alguns momentos, o chat estará desabilitado e aparecerá a mensagem: “Chat bloqueado pelo administrador”.

 

 Sou professor e apareceram algumas turmas para mim no aplicativo, mas nem todas são minhas. Como proceder? Solicite que sua escola atualize sua associação na plataforma SED. Depois disso, abra uma ocorrência no Portal de Atendimento da Seduc-SP (https://atendimento.educacao.sp.gov.br), para atualização no aplicativo.

 

5 - ACESSAR CMSP NO COMPUTADOR: Faça o login no aplicativo normalmente (celular):

Clique nos 3 traços que fica no lado esquerdo e na parte superior,  depois clique em ACESSO CMSP WEB.

Vai aparecer uma página com um código de acesso. ANOTE-O e siga os passos 1, 2 e 3 apresentados na mesma tela do código.

 

Sou professor e preciso acompanhar várias séries nos dois aplicativos, mas, quando entro no CMSP, o CMSPI se desconecta automaticamente. Como proceder? Hoje, só é possível se manter logado em um aplicativo por vez, ou seja, ao entrar no outro aplicativo, você sai do primeiro e, para retornar a ele, terá que realizar autenticação novamente.

 

A minha internet está sendo consumida, pois não consigo acessar o aplicativo CMSP usando a internet patrocinada (gratuita). Como proceder? Os dispositivos móveis informam quando está sendo utilizada a internet patrocinada. Em geral, aparece um aviso na tela quando você acessa o aplicativo e a “VPN” fica habilitada na barra superior do celular. Caso não tenha certeza de que a VPN está habilitada, recomendamos que você desinstale e instale novamente o aplicativo. Para saber mais sobre como habilitar a internet patrocinada, acesse este vídeo: https://bit.ly/3eFrsxB. Caso use outro aplicativo, isso será descontado de sua franquia de dados, pois o acesso disponibilizado pela Secretaria da Educação é válido somente para a utilização dos aplicativos CMSP e CMSP Infantil e Iniciais.

 

6 - ACESSO A PROGRAMAÇÃO DO CMSP: Através da página https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-alunos/ ou no aplicativo CMSP, acessar a opção OUTROS (no canto inferior direito da tela), na tela AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: Clicar na opção CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, clicar na opção SE LIGUE NAS AULAS!

 

ACESSO AO BOLETIM ESCOLAR: https://sed.educacao.sp.gov.br/boletim/boletimescolar Para realizar a consulta, o estudante deve informar o número de seu Registro do Aluno (RA) e sua data de nascimento, clicar em pesquisar.

 

 

ATUALIZAR APLICATIVO CMSP (CELULAR ): Verifique se o seu celular está conectado a uma rede Wi-Fi ou está usando os dados móveis. Em seguida, acesse as configurações da Play Store e verifique as opções "Preferência de download de apps" e "Atualizar apps automaticamente", ou Abra o app Google Play Store .

Toque em Menu Meus apps e jogos. Os apps com atualizações disponíveis são exibidos com a mensagem "Atualizar". Você também pode procurar um app específico. Toque em Atualizar.

 

 

O que é VPN? VPN é uma sigla em inglês que significa “Rede Virtual Privada”. Esse recurso é importante para o funcionamento da internet gratuita do aplicativo CMSP no seu celular. Quando você instalar o aplicativo, habilite essa funcionalidade no momento em que o aplicativo solicitar. Se estiver na dúvida se habilitou ou não, reinstale o aplicativo. Para saber mais sobre como habilitar a internet patrocinada, acesse este vídeo: https://bit.ly/3eFrsxB. 27.

 

Minhas turmas não estão sincronizando no Google Classroom que está no aplicativo CMSP. O que fazer? Para sincronizar as turmas no Google Classroom, é necessário que os alunos acessem a plataforma SED e o e-mail Google pelo menos uma vez. Caso o erro continue, entre em contato por meio do Portal de Atendimento da Seduc-SP (atendimento.educacao.sp.gov.br) ou envie um e-mail para o suporte do CMSP (suportecmsp@educacao.sp.gov.br).

 

 Sou professor, mas não estou conseguindo fazer transmissão ao vivo no aplicativo Centro de Mídias SP. Como proceder? Os professores conseguem fazer transmissões ao vivo nos canais de turmas, que estão disponíveis no aplicativo. Basta clicar no ícone com o bonequinho com a mão levantada e clicar em “Iniciar transmissão ao vivo”. Isso é possível somente nos canais de turmas.

 

Entrei no canal da minha turma para iniciar uma transmissão ao vivo pelo aplicativo Centro de Mídias SP, mas meu microfone não funciona. O que fazer? Para que não aconteçam problemas com áudio durante uma transmissão, não utilize outros aplicativos ao mesmo tempo. Caso o problema ocorra, saia do canal, feche todos os aplicativos abertos no seu celular, retorne ao aplicativo Centro de Mídias SP e siga o passo a passo para iniciar a transmissão novamente. Habilite o áudio clicando no microfone na barra superior da tela de transmissão.

 

Como liberar a participação de um aluno por vídeo durante a transmissão no aplicativo Centro de Mídias SP? No espaço denominado turmas, clique sobre o ícone com bonequinho com câmera, que fica entre o ícone do chat e o da engrenagem. Aparecerá uma lista de pessoas que solicitaram permissão para participar da transmissão. Marque o nickname cuja participação você deseja liberar, e ele aparecerá ao vivo no vídeo. Os nicknames só aparecem durante a transmissão e se alguém solicitar a participação. Para finalizar a participação do aluno por vídeo, desmarque o nickname dele.

 

 

 Como finalizo uma transmissão ao vivo no aplicativo Centro de Mídias SP? O usuário que inicia a transmissão no canal torna-se seu transmissor principal. Para finalizá-la, saia do canal ou clique no ícone com o bonequinho com a mão levantada, que mudará de azul para branco. Com isso, a transmissão será finalizada. Se você for um convidado, o transmissor principal precisa clicar no ícone com o bonequinho com a mão levantada, para sua câmera não ser mais compartilhada, ou você mesmo pode clicar nesse ícone, que mudará de azul para branco. Dessa forma, você sairá da transmissão.

 

 Como pedir a palavra para participar ao vivo no aplicativo Centro de Mídias SP? Clique sobre o ícone com o bonequinho com a mão levantada que está na tela da transmissão e aguarde até que o moderador aprove sua participação por vídeo. O moderador vê uma lista de todos que pediram para participar, no ícone com o bonequinho com câmera, um pouco mais abaixo do vídeo.

 

Pedi a palavra no aplicativo Centro de Mídias SP, mas não consigo aparecer no vídeo. O que fazer? Para aparecer no vídeo, é necessário aguardar até que o moderador autorize sua participação. Até seis pessoas, além do transmissor principal (professor), podem participar simultaneamente da transmissão nos canais de aula. No canal de turmas, somente o transmissor principal e mais uma pessoa.

 

 

Como sair do canal no aplicativo Centro de Mídias SP? Clique no ícone das configurações, desça até o final da tela e clique em “Sair do canal”, ou simplesmente clique no “X” que aparece no canto superior esquerdo da tela da transmissão.

 

 

As aulas transmitidas ao vivo pelo aplicativo Centro de Mídias SP ficam gravadas e podem ser assistidas em outro momento? As aulas transmitidas ao vivo não ficam gravadas.

 

Como tenho acesso à programação do CMSP?

O cronograma semanal de aulas é divulgado entre quinta-feira e sexta-feira da semana anterior. Ele contém a programação de cada dia e as habilidades de cada aula. O cronograma é divulgado com data de atualização, pois em alguns casos ele pode sofrer ajustes. Por isso, é muito importante sempre consultar o site para ter acesso à versão mais atualizada: https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao/.

 

O aluno não tem celular para assistir às aulas. O que fazer? As aulas são transmitidas também pela TV Educação (para Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA) e pela TV Univesp (para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Para saber o número desses canais em sua região, acesse nossos guias: https://bit.ly/2Aqqyq2.

 

Não consigo localizar algumas reprises de aulas do CMSP nos canais de YouTube e Facebook. Como proceder? Não há reprises no Facebook, apenas transmissões ao vivo. No YouTube estão os canais oficiais de conteúdos gravados do CMSP. As aulas estão nos canais específicos dos anos/séries, além de: Educação e Entretenimento, Gestão, Formação de Professores e Treinamento 1. Também há reprises nos aplicativos e pela TV.




Nenhum comentário:

Postar um comentário